top of page

A Liga de Psicanálise e Psicopatologia

Após mais de dois anos de existência, a cidade de Sobral e o Serviço de Psicologia Aplicada – S.P.A. de Sobral apresentavam uma demanda constante e urgente de atendimento clínico de crianças autistase psicóticas. Ademais,  o  desenvolvimento  e  o amadurecimento do trabalho do curso de graduação em psicologia nesta cidade se encontra em situação de ofertar mais uma forma de contribuir com esta realidade.

Paralelamente ao surgimento e à urgência dessa demanda, a proximidade das ações de extensão, atividades de pesquisa e ensino com a rede pública de saúde de Sobral, especialmente no que serefere à saúde mental e os diversos níveis de atenção à saúde, também justificam a criação de uma rede de pesquisa que articule não só o campo da psicanálise com sujeitos autistas e psicóticos, mas toda a discussão em torno da conjunção dos dois campos: psicanálise e saúde pública. Além de se associar a um movimento nacional em conjunto com outras universidades brasileiras (a exemplo doPrograma  de Pós-Graduação  em  Psicanálise  da  UERJ  e  do  Programa  de Pós-Graduação  em Psicanálise e Sociedade da PUC-SP).

Este  projeto  constitui  uma  iniciativa  de  fundar  um  grupo de  pesquisa  e  uma  ampla  rede  de atendimento  e  discussão que  envolverá  ações  de  extensão e  de  pesquisas desenvolvidas  por professores,  alunos  de  graduação  e  pós-graduação,  gestores  e  profissionais  da  rede  pública e educacional de Sobral na busca da melhoria na qualidade de vida do público alvo desta proposta.

bottom of page