top of page

Eventos e Editais

Seminário Aberto de Introdução à Psicanálise para Residência em Psiquiatria
Quando / Onde:
às quintas feiras na Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (Av. John Stanford, Junco. Sobral-CE)

 

Ocorrerá na Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia o "Seminário aberto de introdução à psicanálise para residência em psiquiatria" às quintas-feiras a partir de 18:00. Serão 16 hrs/aula, 8 encontros. Não há taxa de inscrição.

Encontro com Françoise  Dolto
Quando / Onde:
Prédio do curso de Psicologia - Universidade Federal do Ceará
Av. Lúcia Sabóia, 215 - Centro, Sobral - CE
 

 

Para quem se interessa pela obra desta fantástica psicanalista que trabalhou com bebês e crianças. Exibição de documentários e uma conversas agradáveis sobre o tema. Com a presença do Professor Ms. Eudes Duarte, docente da Faculdade Luciano Feijão.

O Evento ocorrerá em dois dias, 10 e 11 de julho, com os documentários:

"Tu escolheste nascer", "Falar a Verdade" e "Não Tenha Medo"

 

Haverá Emissão de Certificados.

Ficha Técnica

 

Direção: Elisabeth Coronel e Arnaud de Mezamat

País: França

Idioma: Francês

Legendas: Português

Ano: 1994

Cor: Colorido

Anchor 1

Tu escolheste Nascer

Como a pequena Françoise Marette tornou-se Françoise Dolto? A sua biografia singular permite compreender o seu percurso para a psicanálise nos anos 30, a época onde as crianças eram “cuidadas” com métodos asilares. Arquivos inéditos permitem reencontrar Françoise Dolto e descrevem seus primeiros casos. Há testemunhos de diversos psicanalistas.

Falar a Verdade

Como se pode saber que uma criança tem necessidade de um tratamento psicanalítico? Como se desenrola a cura de uma criança? Através de considerações clínicas surpreendentes de Françoise Dolto desenham-se os contornos deste mundo desconhecido que é a doença psíquica da criança e as possibilidades da sua cura. Das perturbações simples ao autismo, Françoise Dolto esclarece por si mesma, graças a arquivos inéditos, as suas hipóteses e as suas convicções.

Não tenha medo

Em 1976, o público descobre Françoise Dolto através de um programa de TV: pela primeira vez um programa sobre educação leva em conta o inconsciente e é acessível ao público. Neste filme, Françoise Dolto conta numerosos casos que confirmam a necessidade de dizer a verdade à criança sobre os fatos referentes a ela como o abandono, sua origem, divórcio, a morte ou a adoção.de suas teorias psicológicas.

bottom of page